Diário de Viagem: Curitiba (dias 4 e 5)

Ah, como é bom viajar. Amo esse ritual de escolher um destino, organizar a viagem, arrumar as malas e partir. Nem tudo é perfeito, sempre acabo me estressando um pouquinho quando as coisas não saem do jeito que eu imaginei e tem horas que dá vontade de sentar e chorar, mas sempre passa e tudo fica bem... No final das contas, até isso é legal, a vida tem mesmo dessas coisas. Numa viagem, temos que estar abertos e preparados pra tudo: o clima pode não colaborar e diversos imprevistos podem acontecer. Essa viagem para Curitiba foi muito legal, uma experiência e um aprendizado único. Amei os passeios que fizemos, as coisas que vi e os momentos por lá, mas, acabou e agora deixo vocês com os dois últimos dias do Diário de Viagem.

Nosso horário para acordar quase todos os dias era 07h12. Para mim, em viagem, temos que acordar cedo pra aproveitar bem o dia. Assim, tomávamos o café da manhã, nos arrumávamos e saíamos. Na terça-feira (dia 20), pegamos um ônibus próximo ao hotel e fomos para a Ópera de Arame. Chegando lá, descobrimos que ela está em reforma para a climatização e outros ajustes no interior, então, só fizemos algumas fotos na parte de fora, observamos essa estrutura maravilhosa e seguimos.


Caminhamos até o Parque Tanguá, que é o parque mais lindo da vida (mesmo com a cascatinha desativada - aliás, fiquei chateadíssima que várias coisas estavam semi-fechadas pra reformas e ajustes). Fizemos muitas fotos e ficamos passeando por lá, o lugar é maravilhoso! Como estava fazendo um sol do deserto, decidimos pegar o ônibus de turismo para ir até a próxima parada.


Dessa vez, fotografei alguns pontos pelos quais passamos, de dentro do ônibus e com celular (por isso, relevem a qualidade e os ângulos, haha). O Parque Tíngui é imenso e cheio de espaços legais e o Parque Barigui é lindo e tem muita gente caminhando e fazendo exercícios. Ficamos com vontade de descer no Memorial Ucraniano, que é lindíssimo, mas acabamos deixando. No centro, o Palácio Avenida chama muita atenção pela sua arquitetura e por fim, o Teatro Paiol, que também não conhecemos pessoalmente, só passamos na frente.
O ônibus de turismo ficou um tempo parado na Praça Tiradentes e demorou cerca de 2h do Parque Tanguá até o Jardim Botânico. Foi um parto, já que estávamos todos cansados e famintos. Esse dia foi o mais quente da história, até peguei um bronze nas caminhadas, mesmo passando protetor solar. Caminhamos até encontrar o Kharina, um restaurante que fica nas redondezas - mas não muito, pra quem está a pé - do Jardim, pedi um nhoque delícia ao molho sugo, porém não fotografei porque a fome era muita 



O Jardim Botânico era o lugar que eu mais queria conhecer, sou fascinada por essa obra maravilhosa. Mas, como nem tudo são flores, ele é uma estufa e reflitam comigo: calor infinito + estufa = sofrimento. Então quase nem ficamos dentro dele, pra não morrermos. Passeamos por lá, fomos no Jardim das Sensações e seguimos para o Museu Ferroviário, de ônibus biarticulado.
O Museu Ferroviário fica dentro do Shopping Estação (que é um amorzinho de shopping, mas não tem ar condicionado ou se tem não funciona na maior parte porque pega um sol intenso), pelo menos dentro do museu estava um frigorífico e a entrada é free ❤  Uma das coisas mais legais de Curitiba é que a maioria dos passeios são gratuitos ou muito baratos, os pontos turísticos tem várias informações e são bem pensados. Bom, daí depois, compramos uma paleta mexicana, demos umas voltinhas e fomos caminhando para o Passeio Público, que tem um mini zoo de animais de pequeno porte.

Fomos para o hotel perto das 18h, tomamos banho e descansamos um pouco. Nesse último dia inteiro por lá, resolvemos sair a noite e pegamos táxi pela primeira vez (achei muito eficiente e barato). Fomos para o Bar do Alemão, que todo mundo tinha indicado pra gente! O lugar é incrível, tem tipo um pavilhão e nós escolhemos uma mesa super diferente: redonda, com as cadeiras coladas de três em três, com o centro giratório. Pedimos o chopp submarino pra ganhar a canequinha fofa que vem dentro.

No último dia, quarta-feira (dia 21), acordamos um pouquinho mais tarde, tomamos café, deixamos as coisas semi arrumadas no hotel e seguimos caminhando para o Bosque do Papa (porque queríamos ir no Museu Oscar Niemeyer e por lá tem uma passagem, então pensamos que talvez pudéssemos pegar o Memorial Polonês aberto desta vez). O tempo estava bem agradável porque choveu na noite anterior e até consegui usar calça nesse dia, uma grande vitória.
O memorial estava aberto e foi lindo, visitamos o interior das casinhas e depois seguimos pela trilha até o MON, que só abria às 10h. No Museu Oscar Niemeyer, vimos essa exposição de cadeiras que tava rolando lá do lado do "olho", compramos os ingressos (R$3 a meia pra estudante). O museu estava cheio de coisas lindas e tivemos que apressar o passo pra conseguir ver tudo: tinha uma exposição linda do Sebastião Salgado (Gênesis), uma outra incrível do Jaime Lerner que projetou a maioria das obras de Curitiba e foi prefeito da cidade, além de governador do Paraná (tinha até um projeto lindo pra Floripinha que ele fez e que infelizmente nunca executaram), além de várias outras exposições do acervo e itinerantes. No olho, que tem acesso pelo subsolo, tava rolando uma exposição do João Turin (amei a reprodução que fizeram do quarto dele, tudo meticulosamente pensado). Enfim, vale muito a pena o passeio por lá.




Apressada que sou, me identifiquei demais com essa frase.
Depois de visitar o museu, corremos para o hotel e terminamos de arrumar as malas, fizemos check out e fomos almoçar. Daí, voltamos pra Florianópolis. 
Ah, para quem perdeu os primeiros posts da viagem, é só clicar aqui e aqui. Bom, espero que vocês tenham gostado das postagens da viagem, estou pensando em fazer uma só falando do hotel, que merece todas as indicações, o que vocês acham? Beijos!

Posts Relacionados

32 comentários

  1. Oie,
    Adoro ver diários de viagem, adoro Curitiba e me deu bem uma saudade. Mas de dez anos que não vou até lá.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  2. SONHO EM CONHECER ♥
    Amei as fotos, e adorei teu look ♥

    http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram - @samaralima_03

    Já tem post novo ❁

    Um beijooo! ♥

    ResponderExcluir
  3. Adoro ver essas coisas sabe?
    Amei o look tbeem <3
    Ahh mudei o blog viu? Acesse agora em > http://meleveparaparis.blogspot.com.br/
    Beijokas <3

    ResponderExcluir
  4. Omg Thayse, vou conferir os posts anteriores porque perdi e amo ver esses diários de viagem, até porque eu amo conhecer lugares novos! ♥

    Beijos! • meu blog

    ResponderExcluir
  5. Viajar é uma das melhores coisas da vida, né? Mesmo quando algumas coisas não saem como planejado. Mas a vida é assim mesmo. Amei as fotos e fiquei encantada com os parques. Ainda não conheço Curitiba, mas eu quero conhecer. ^^
    Ah! Adorei a sua blusa do primeiro dia. E a frase é muito boa! =D
    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei essas fotos
    O Sul do Brasil pertence a outro país, outro nível.
    Queria ter nascido lá
    lindas fotos
    amei

    http://karinapinheiro.com.br/blog/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Karina! Não fala assim, menina :/ O Brasil é um país lindo e cheio de diversidade, amaria conhecer ele inteirinho, viajar por tudo! :) Beijos!

      Excluir
  7. Depois de tentar comentar pela quarta vez e o meu comentário sumir...
    Que fotos incríveis Thayse, viajei junto com você nesse post!
    Só te digo uma coisa: PRECISAMOS NOS CONHECER.
    Moramos tão perto, ta bem, nem tão perto assim. Mas nada que uns 300km não resolvam...
    Parabéns pela evolução constante do blog, tenho adorado as postagens e mesmo não comentando sempre apoio totalmente o teu sucesso.
    Beijos, Elaine
    www.elainezanolblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Elaine! Seria MUITO legal se a gente se conhecesse, eu adoraria :) Obrigada pelo seu comentário lindo <3 Desejo muito sucesso pra você também. Beijos!

      Excluir
  8. Eu passei tão rapidinho por Curitiba, nem deu para conhecer todas essas lindezas. Mas fui no Bar do Alemão!!! \o/ E tomei muitos submarinos, claro! Mas não sei pra onde foram minhas canequinhas, acho que perdi. :(

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  9. Curitiba é lindo! Já estive aí duas vezes e adoro essa cidade!
    bjs

    www.digoporai.com

    ResponderExcluir
  10. Tudo lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Viajar é ótimo né? Arrasa!

    Beijos ♥♥♥
    * Blog da Pâm

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu diário de viagem, quero ainda conhecer curitiba que parece linda demais!!! Espero em breve passear por lá.
    beijos

    www.oolhaisso.com

    ResponderExcluir
  12. que dimais adoro esse diários de viajem a gente conhece mais o lugar
    xoxo

    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. As fotos estão lindas, não vejo a hora de conhecer também!
    Tô adorando acompanhar um pouquinho dessa viagem :D
    Beijos!
    http://www.annacaarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Curitiba deve ser um lugar mesmo muito bonito! do Paraná eu só conheço Foz do Iguaçu e me apaixonei. Quase ficava por lá mesmo HAHAH

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu amo viajar e sem dúvidas acho Curitiba um destino incrível. Amei suas fotos e sem dúvidas vou dar uma conferida nos primeiros posts.
    Tenha um final de semana abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Que lugar maravilhosooo, fico babando nas fotos que vc posta. Sempre tive muita vontade de conhecer o lugar <3
    http://teoremademari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. É tão bom viajar né?... As fotos são lindas.
    Que lugar maravilhoso é Curitiba, ainda quero conhecer.

    tt: @EncantoCupcake
    http://encantodecupcake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Curitiba é lindo né? Amei as fotos, estão lindas!

    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Thay
    que vontade que eu tenho de conhecer Curitiba,
    Amei todas as fotos lá do insta e os posts

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Definitivamente são dois lugares em Curitiba que eu quero muito conhecer quando eu for pra lá, são eles o Jardim Botânico e esse Museu! Todo mundo que vai pra la, visita esses lugares e pelas fotos eu sempre acho lindo, quero muito conhecer.
    Esse parque Barigui também parece bem bonito :)

    Legal esse passeio Thayse, adorei :)


    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Adorei sua camiseta :))))
    E as fotos do Parque Tanguá são muuuuito lindas. Tô querendo conhecer !

    Beijinho

    ResponderExcluir
  22. Que legal!!!, Nossa tem é tempo que não faço uma viagem.. dá trabalho planejar e tudo mais, mas é muito bom mesmo, né?!
    Amei as fotos, locais lindos!!!
    Tem surpresinha lá no My Petit!!
    Beijinhos!!,
    Marissol!!
    ➥ www.mypetitblog.com

    ResponderExcluir
  23. Olá Thayse que viagem legal, adorei as fotos. O Jardim Botânico e realmente muito lindo, que vontade de viajar para Curitiba haha.
    Beijos!

    http://um-furacao-de-sentimentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Adorei as fotos! Todos meus conhecidos que já visitaram o lugar falam super bem, eu sou louca pra conhecer.
    Achei o máximo o museu!

    Preserve Suas Raízes

    ResponderExcluir
  25. Essa estampa de zebra da tua camiseta ganhou meu coração <3
    Eu só fui uma vez na Ópera de arame, mas acho o lugar tão lindo que espero ir mais vezes, vocês deveriam ter descido um pouco e ido na Pedreira que fica do ladinho da Ópera, não tem muita coisa, mas é um lugar bem bonito.
    O Parque Tanguá sem dúvidas é um dos meus preferidos, só fico "chateada" por ele ser tão longinho :(
    O ônibus de turismo é uma relação de amor e ódio, é bom quando você quer ir pra vários lugares seguidos, do contrário você tem uma baita agonia por ter que esperar tanto.
    O Jardim Botânico acho que é um dos pontos turísticos mais visitados, gosto bastante dele, só não está muito quente, pq como você disse, ficar lá dentro é terrível.
    Deveria voltar no inverno para não se matar tanto de calor e claro, conhecer os outros lugares.

    Beijos

    Blog | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA *-* Eu também sou apaixonada por essa camiseta, haha <3 A Ópera de Arame tá fechada pra reforma e a pedreira, não sei porque razão, também estava fechada! Várias coisas estavam em semi funcionamento com algumas coisas desligadas e/ou partes fechadas nos pontos turísticos por lá, não sei se é algo geral da época ou foi especificamente na data que demos azar, sabe? Mas mesmo assim, obrigada pela dica! Beijão <3

      Excluir
  26. Thay você deveria ter comido a carne de onça! Sério, é uma delícia! (Principalmente a do bar do alemão hahah, mas agora já tem motivo para voltar :D )
    Eu também acho o parque Tanguá o mais lindo de todos (olha que é difícil escolher D: ), sabia que o parque foi planejado para que visto de cima ele tenha a forma de Nossa Senhora Aparecida ?? <3
    Aaah e que bom que pode passar por vários parques, é o que mais amo na cidade: o verde! *-*

    Beijos,
    Ana.
    Nk Cherry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AIIII, NÃO FALA ISSO, NIKOTA :/ Mas, realmente, agora tenho motivo pra voltar! Eu amei o bar do alemão, rolou um sentimento ancestral no lugar, sabe? Ficamos pensando sobre de que lugar da Alemanha nossos parentes vieram, antes de chegar em SC, fiquei louca de vontade de conhecer a Alemanha, também, claro! haha *-* Mas ei, nem fazia ideia disso do parque Tanguá, que loucura! Nunca ia imaginar isso :D Beijos!

      Excluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com