Conhecendo a Argentina - Santa Fe

Olá pessoal! Há algum tempo atrás, no ano de 2013, vivenciei uma das melhores experiências da minha vida: um intercâmbio na Argentina. Fui estudar na Universidad del Litoral (UNL) que fica na cidade de Santa Fe de La Vera Cruz (SF), através do convênio da universidade na qual eu estudava (UFSC) com a AUGM. O programa Escala Estudantil da AUGM esta presente em diversas universidades brasileiras e em muitas universidades espalhadas pela América Latina. É uma rota de intercâmbio muito interessante que foge dos tradicionais programas para a Europa e EUA. Vale a pena ir na secretaria de assuntos estrangeiros de sua universidade e perguntar a respeito desse programa, que muitas vezes fica ofuscado por programa de maior porte, como o Ciência sem Fronteiras.

A cidade de Santa Fe de La Vera Cruz é a capital da província de Santa Fe, é a oitava cidade mais populosa da Argentina, o cartão postal da cidade sem dúvidas é a ponte suspensa que fica na entrada leste da cidade próximo a UNL. Junto a Laguna Setúbal, esta uma das maiores passeios "litorâneos" da Argentina, com aproximadamente 12 km extensão. A costanera é um ótimo lugar para se passear, tomar um mate com os amigos e nos fins de semana ocorre uma feira de artesanato e produtos locais, que se estende por uma grande extensão do passeio.

Apesar de ser a capital da província, Santa Fe não é tão reconhecida por seus pontos turísticos quanto Rosário, onde podemos encontrar o monumento a bandeira, e diversas praças por toda a cidade: Rosario é terceira maior cidade do país e berço de ilustres argentinos como Lionel Messi, Che Guevara e Fito Páez. Rosario esta a duas horas de ônibus da capital Santa Fe.

De volta a Santa Fe, outro lugar muito interessante de se conhecer é a Cervejaria Santa Fe. Local de produção de cervejas locais, muito boas e baratas, fundada em 1912 pelo alemão Otto Schneider. Junto a cervejaria existe um museu da cervejaria contando a história desde a fundação da cervejaria até os dias atuais, finalizando com uma degustação do produto. Além de um bar/restaurante próprio que fica bem em frente a fábrica. Nas fotos abaixo podemos ver uma placa de identificação da Liseria Santa Fe - liso é como ficou conhecida a cerveja Santa Fe - , alguns tanques de produção da cerveja, um "cervejoduto" que leva cerveja direto da fábrica para o bar que esta localizado bem em frente.
 
Bom, essa são alguma de minhas memórias de Santa Fe, cidade que me acolheu muito bem durante o meu intercâmbio e que vou levar pra sempre no meu coração, assim como os amigos que lá fiz e as viagens dentro da Argentina - futuramente vou mostrar fotos e resenhas sobre as cidades - , apesar de fazer um pouco mais de dois anos vale a pena compartilhar com vocês essa experiência, um país tão próximo ao nosso e que pouco conhecemos, que me cativou de maneira sem igual.

Posts Relacionados

28 comentários

  1. Acho um país lindo, tenho muita vontade de visitar!
    Beijos,
    http://decorouotalbolero.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Filipe, essa experiência na Argentina deve ter sido sensacional mesmo. Eu só conheci o país a passeio mesmo, mas imagino que morar um tempo por lá deve ser ainda mais recompensador!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu já havia conhecido Buenos Aires um tempo antes e a visão de turista é bem diferente de quem mora por um tempo no local.

      Excluir
  3. Olá!
    Eu ainda não fiz nenhuma viagem internacional, quero muito fazer intercâmbio pela minha faculdade. Adoro ler essas experiências, me motivam super.

    eu-ludmilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa que indico muito é um intercâmbio. Me arrependo de ter feito apenas esse durante a faculdade.

      Excluir
  4. Ah eu nunca fiz uma viagem internacional, mas tenho muito interesse em conhecer a Argentina, tem lugares maravilhosos e Santa Fé acabou de entrar para a lista *-*

    Beijos,
    rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santa Fé é uma cidade muito acolhedora sim. Outra hora faço outros posts com outros destinos da Argentina que valem muito a pena conhecer também

      Excluir
  5. Que bacana seu intercambio! Deve ter sido uma experiência incrível mesmo!
    Já fui à Argentina 3 vezes, todas de Cruzeiro, só passava um ou dois dias por lá, não dá para se conhecer a fundo.
    Bjs!
    Patty Lye
    www.PattyLye.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um país imenso que esta ao nosso lado cheio de lugares para se conhecer.

      Excluir
  6. Eu amo a Argentina! Há três anos atrás minha mãe viajou para Buenos Aires e não pode me levar, fiquei tão triste! Mas ela me trouxe um monte de coisas que só se encontram lá como consolo, como aqueles alfajores por exemplo. Mas qualquer dia nós ainda vamos! Eu queria muito visitar a Patagonia.

    http://penseeadistance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. amoooo, ja fui na Argentina algumas vezes

    BJuuuuuu
    http://www.blogjumedeiros.com/

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita vontade de a Argentina!
    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  9. Parece ser uma cidade bem bonita, gostei. Quem sabe um dia eu vá conhecer.

    Beijos

    www.camilatuan.com

    ResponderExcluir
  10. Deve ter sido uma experiência incrível. Gostei de ter lido um pouco sobre essa cidade, na minha universidade tem um programa semelhante a esse de intercâmbio, já me candidatei mas não passei ): hahaha

    blog | facebook | instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desiste! Na primeira vez eu também não passei, mas na segunda tentativa fui chamado :)

      Excluir
  11. não tive oportunidade de conhecer pessoalmente, mas é um lugar muito bonito .
    espero um dia ter oportunidade de ir lá :D
    Kiss** | Blog da Jasmim | Instagram

    ResponderExcluir
  12. Fui para BA em Abril fiquei quase um mês, tive a oportunidade de conhecer Santa Fé e vou te falar verdade não tem um canto nesse país que não seja lindo. 2017 quero voltar e passar minha lua de mel lá hahaha
    beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BA é uma cidade incrível, cosmopolita. Na Argentina encontramos uma vasta gama de destinos turísticos, desde desertos até geleiras. Um dia quero conhecer o sul argentino, creio que seja uma boa pedida.

      Excluir
  13. Adorei o post ! Pretendo ir próximo ano *-* beijos beijos
    www.cheiadeinvencao.com

    ResponderExcluir
  14. Muito legal esse post, Argentina é um lugar bem interessante assim como toda a América do Sul, amo demais!
    E achei bem legal você ter falado desse intercambio tb, muita gente realmnete só pensa nos Eua e Europa, acabam perdendo oportunidades tão legais e ai na America do sul mesmo.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Taís, esse programa que fiz proporciona o intercâmbio para diversos países da latino América, desde o México até Uruguai. Com isso conhecemos melhor nossos hermanos vizinhos.

      Excluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com