Conhecendo a Argentina - Córdoba

Olá pessoal! Continuando o pequeno especial sobre a Argentina, hoje vou falar um pouco sobre a cidade de Córdoba - cidade que visitei durante meu intercâmbio em 2013, que já contei um pouco no post anterior sobre a cidade de Santa Fe. A cidade de Córdoba é a capital da província de mesmo nome, tem uma das maiores populações do país, perdendo apenas para a cidade de Buenos Aires. A província de Córdoba está localizada no centro do país, dentro da área conhecida como os Pampas Argentinos, vemos um predomínio de uma paisagem bem peculiar dos pampas - uma região de planície com vegetação baixa - apesar de estar localizada nos pampas, Córdoba tem regiões de serra que são muito procuradas por suas belezas naturais únicas e as atividades ao ao livre oferecidas nestes lugares.


A cidade de Córdoba é um importante centro cultural argentino, possui uma grande quantidade de museus de arte espalhados pela cidade, e muitos deles são gratuitos ao menos uma vez por semana, em geral na quarta-feira - são tantos museus que fica difícil de visitar a todos, por isso tive a oportunidade de ir somente em três, que eram de maior destaque e que estavam abertos no dia, eram eles: Palacio Ferreyra - Museo Superior de Bellas Artes Evita, Museo Provincial de Bellas Artes Emilo Caraffa e o Museo Municipal de Bellas Artes Dr. Genaro Pérez. Córdoba conta também com uma localidade jesuíta, bem no centro da cidade, que compreende todo um quarteirão que foi tombado pela UNESCO em 2000 como patrimônio da humanidade, a Manzana Jesuítica é composta por um museu da Universidad Nacional de Córdoba, uma capela, e duas igrejas - construções estas datadas do século XVII.

Outro museu que eu gostaria muito de ter ido é o Museo de La Memoria - é um espaço que respira história argentina - localizada no centro da cidade o La Memoria é uma antiga instalação militar que serviu de base para o governo ditador que se instaurou na Argentina em 1976, suas dependências serviram de centro clandestino de detenção, tortura e extermínio, e desde a queda do governo ditatorial o lugar foi preservado e a população pode ir aprender um pouco mais deste sombrio passado que vivemos - sim o Brasil teve os mesmos problemas, e mesmo assim vemos gente pedindo a volta dos militares no poder, vai entender!
    Fonte: Museos de memoria; Marina Macambyra

Caminhar pela cidade de Córdoba é se encantar a cada nova esquina, com muitos prédios antigos e com uma arquitetura magnífica mesclando o antigo com o novo. Os passeios pela cidade sejam para se conhecer um novo restaurante, para caminhar por uma feirinha, ou tomar uma mate na praça, são muito agradáveis. Córdoba é uma cidade intensa com uma vida noturna muito agitada - tive o prazer de apreciar dois momentos musicais grandiosos nos poucos momentos que ali estive: no dia 25 de Maio, data da revolução argentina, ocorreu uma Feria de Rock, com bandas Cordobesas de rock, tudo de graça; e ainda conheci uma banda espanhola que estava fazendo turnê pela Argentina que me encantou muito, e hoje sempre estou ouvindo suas músicas, que é o grupo Jarabe de Palo. No dia 25 de Mayo os argentinos tem o costume de consumir um prato delicioso que se chama Locro, é um prato bem parecido com a nossa dobradinha.

Espero que tenham gostado pessoal. Córdoba é uma cidade muito legal de se conhecer, uma rota alternativa de turismo pela América Latina - no próximo post sobre a Argentina vou falar um pouco sobre algumas cidades vizinhas de Córdoba que tem seus encantos particulares. Caso tenham alguma dúvida ou sugestão de temas, faça seu pedido através dos comentários. Valeu pessoal, até a próxima!

Posts Relacionados

47 comentários

  1. Nossa que cidade incrível, além de parecer ser muito bela pelas fotos, ela também rende vários passeios culturais!!Gostamos!!

    beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que cidade linda, fiquei curiosa pra conhecer agora haha
    Adorei seu blog, estou seguindo para não perder as novidades

    Bjss linda, meu blog

    ResponderExcluir
  3. Oi Filipe
    adorei o post, quando se pensa em viajar, normalmente se fica meio que engessado em escolher a capital, eu realmente quero muito conhecer Buenos Aires, agora, não só ela, achei as fotos de Córdoba massa

    =)

    ResponderExcluir
  4. Oi Filipe,
    Ouvi falar muito da cidade e depois do seu post me deixou com vontade de conhecer.
    Big Beijos
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    não conheço Cordoba, mas amei as fotos.
    Beijos.
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu morro de vontade de conhecer Córdoba.Parece ser um lugar maravilhoso e cheio de cultura.

    Brevemente pretendo viajar para Argentina e poder praticar meu espanhol.

    Bjos

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
  7. Nossa, gostei das estruturas e eu não conhecia essa cidade. Minha tia mora em Buenos Aires e é nessa cidade que eu fiquei focada e vendo 392408 posts sobre, mas é bom conhecer os outros cantos da Argentina né? Até porque a gente sempre se limita só em B.A. é como quando os turistas vem pro Brasil e só focam em São Paulo e Rio de Janeiro, sendo que tem outras cidades também muito boas que merecem ser reconhecidas, porque cada lugar tem sua beleza né?

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  8. oi, oi.

    quando vc disse que queria conhecer outro museu, me bateu uma inveja aqui pq eu nunca visitei um museu na minha vida. na verdade, online eu já entrei em vários, mas pessoalmente... só no sonho mesmo!

    eu amo a argentina e tudo o que a gente pode encontrar por lá. sem dúvida alguma, é um dos países que quero muito conhecer. e o bom é que a viagem pra lá não é tão caro. apenas amei Córdoba. parece ser um lugar incrível.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia essa cidade da Argentina, para falar a verdade só conheço/li posts sobre Buenos Aires. Parece incrível a arquitetura e essa comida fez meu estômago roncar agora hahahaha.

    Abraços
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Posso dizer que viajei junto, com suas fotos e explicação, AMO Museus e adoraria conhecer essa cidade da Argentina, que linda! Beijokas Thay :) http://blogdanatz.com

    ResponderExcluir
  11. ah que delicia esse post de viagem! eu só conheço buenos aires, e fiz uma viagem rapida pra lá ha uns anos, queria voltar e conhecer mais lugares como esse

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  12. eu gosto muito de posts assim porque a gente pode conhecer um pouco mais de cada lugar e olha não conhecia cordoba mais amei ainda mais pelos museus deve ser incrível =)
    beijos


    http://www.loucaapaixonada.com/

    ResponderExcluir
  13. Já quero tirar foto de look do dia nesse castelo ahahaha
    beijos
    http://www.blogandocomadeni.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Com estas fotos é impossível não ter vontade de visitar. Argentina é um dos países que mais desejo visitar, deve ser belíssimo. Uma boa sugestão para férias :D

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  15. Bem lindo o lugar, gostei.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adorei! Cidade linda! Realmente parece ser encatador e me deu a impressão das ruas bem limpas! Gostei :)
    Eu conheci Buenos Aires e gostei bastante!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  17. Mesmo não sendo uma cidade tão citada achei legal conhecer um pouco mais porque acho legal isso. A gente tem que sair conhecendo novos lugares independente dele ser famoso ou não. Eu gostei das estruturas. Tenho vontade de conhecer a Argentina um pouco.
    Só não curti muito o prato porque não gosto de dobradinha. rs
    Abraços!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  18. Tenho muita vontade de conhecer a Argentina, tem tantos lugares legais aqui por perto para visitar! O museu parece interessante mesmo, essa digital na entrada chama bastante atenção. Detesto dobradinha, mas acho que experimentaria hahahaha
    Beijos!!
    Blog Amanda Hillerman

    ResponderExcluir
  19. Quanta coisa maravilhosa para conhecer Filipe! Eu já fui algumas vezes para a Argentina, mas nunca estive em Córdoba. Amei a dica!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  20. Que cidade linda e cheia de atrações bacanas, Thay! Adorei!
    Sou louca para conhecer a Argentina! Acho um país muito bacana com várias cidades incríveis!

    Bjoss

    http://bymiih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miih! Tudo bem? Quem escreveu esse post e esteve por lá foi o Filipe. A Argentina é demais, né?! Eu fiz intercâmbio pra lá alguns anos antes e amei, super indico também <3 Beijão.

      Excluir
  21. Cidade bem bonita cheia de atrações interessantes pra conhecer!
    Bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  22. Uau, da muita vontade de conhecer!!! :O Parece ser lindaaaaaa pelas fotos *-*

    www.apequenaka.com

    ResponderExcluir
  23. Aaah argentina está na minha lista para visitar na lua de mel *-*
    Beijos!
    www.yarasousa.com

    ResponderExcluir
  24. Apenas adoro... poderia ir pra Argentina, sei lá, todos os anos

    =*
    Mani Piñeiro

    ResponderExcluir
  25. Só pelas fotos dá vontade de ir visitar ;)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  26. Sempre muito bom conhecer cantinhos novos que fogem da rota turistica, eu amooo! A Argentina é um lugar tão pertinho do Brasil e com tanto lugar legal pra conhecer. Conhecia super pouco de Córdoba, conheci uns argentinos de lá quando tava fazendo meu mochilão pela America do Sul, mas fora artistas engraçados que eles me mostraram de lá eu não conhecia mais sobre o lugar. Muito legal o post. Espero um dia poder ir explorar mais a Argentina, principalmente a Patagonia (um soonhoo!)

    ResponderExcluir
  27. Que lugar lindooo!
    Adorei as fotos *-*

    Tem post novo lá no blog, vem conferir =)

    Beijos
    Amanda Z.
    www.diariodelooks.com

    ResponderExcluir
  28. Sabe que é um lugar que eu sempre sonhei em ir um dia? Fotos perfeitas!!!!

    ❥ www.amigadelicada.com

    ResponderExcluir
  29. Que viagem maravilhosa!

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. A Argentina não é um país que me atraia muito, mas acho legal conhecer os nossos vizinhos latinos. Ainda mais pela neve que tem por lá <3
    Conhecer o mundo é o sonho de todo mundo. Quem não gosta de pegar as malas e sair por aí?
    Beijo,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. da argentina só conheci bsas mesmo, mas curti ver um pouco mais fora do foco da capital Filipe! em relação a museu da memoria, tem um ÓTIMO em santiago tambem. sai de lá chocada com tanta coisa que aconteceu durante a ditadura :~ fiz um post sobre ele tbm, caso tenha curiosidade: http://www.jafomoslegais.com/2015/10/dois-museus-completamente-diferentes-em.html

    Ja fomos legais

    ResponderExcluir
  32. cidade linda! sou doida para conhecer a argentina e o chile.. e são tão pertinhos da gente né.. adorei as fotos.

    Thay.. vi uma menina na ufsc a um tempo atrás mt parecida com você, por isso perguntei pq quase fui falar com ela kkkk
    Você disse sobre coleção sua? onde vai vender?
    beijos ;**

    ResponderExcluir
  33. Argentina ♥ Tudo Parece Tão Lindo ♥ Shoow ♥

    http://www.quintagaveta.com/

    ResponderExcluir
  34. Parece ser um lugar maravilhoso! Fiquei com vontade de conhecer!
    Amei o post! ♡
    Te espero lá no meu blog!
    Beijos // www.bellaquebela.com

    ResponderExcluir
  35. Ai, nas minhas aulas de espanhol na faculdade eu acabei estudando um pouco essa cidade e me encantei total <3 Gostei de saber da banda, é sempre bom se manter em contato com a língua já estudada haha
    Amei o post <3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  36. Adorei flor! É lindo hein
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  37. que cidade liiinda, cara! fiquei encantada com a igreja, aliás.
    é engraçado porque a gente sai do Brasil, atravessa o atlântico pra ver cidades lindas mas tem tanta coisa linda aqui perto também, que as vezes acho que a gente deveria priorizar nossos vizinhos hahaahhah

    beijos e saudades de vir aqui.

    ResponderExcluir
  38. Que delícia, adorei as fotos!
    Estou indo pra Buenos Aires hoje de navio!
    Bjs!!
    Patty Lye.
    www.PattyLye.com.br

    ResponderExcluir
  39. Ah como eu amo esses post's que nos dão o gostinho de outra cultura, de outro lugar, como eu vou fazer intercâmbio agora em Julho esse tipo de post me inspira muito, também pretendo fazer várias fotos e registrar o máximo da experiência que eu puder, enfim, amei o post, está totalmente na minha vibe <3

    ✶ Voando Sem Peter ✶

    ResponderExcluir
  40. Adoro ver fotos de lugares diferentes, pra conhecer um pouquinho, mesmo estando longe!
    Lindas fotos e ótimo post! :)
    Um beijo, linda!

    www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
  41. Uau, amei as fotos e eu queria poder visita nossos irmãos argentinos kkk

    beijão.
    Blog: seteprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Eu ia pra B.A. Mes que vem e meio que deu tudo errado.
    Adorei as fotos de Cordoba! Espero que tenha aproveitado muito!
    | Sorteio do livro: "Como ter uma vida normal sendo louca" |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  43. Eu sou louca para conhecer a Argentina, quase todas minhas amigas já foram e dizem que lá tem pontos ótimos.
    Amei as fotinhos <3
    Beijos!

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Olá,
    Depois de alguns acontecimentos agravantes eu fiquei com vontade de conhecer a Argentina, teve também o filme Medianeras. Mas enfim, que lugar lindo <3
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Eu pude conhecer Buenos Aires e amei, a Argentina é bem linda.
    beijos :)

    www.oolhaisso.com

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com