Easter Rising Centenary em Dublin

Oi, gente! Tudo bem? No domingo de Páscoa fomos dar uma caminhada pelo centro de Dublin e saímos bem na hora que estava acontecendo a parada em homenagem ao centenário do início das revoluções pela independência da Irlanda, de 1916 (a guerra civil só foi acabar mesmo em maio de 1923). Notamos, desde que chegamos, que a cidade inteira está "vestida" para lembrar a data: nas ruas vemos cartazes, exposições em museus,  eventos, livros e artigos relacionados a história em destaque nas lojas... Por isso, resolvi falar mais sobre isso aqui :)
 
Como chegamos aqui logo após as comemorações do St. Patrick's Day (e optamos por fazer isso porque as coisas ficam absurdamente caras nessa época), a primeira coisa que nos falaram foi: o desfile de Páscoa é como se fosse um Sete de Setembro do Brasil. Em Florianópolis, neste feriado da Independência, lembro de participar de desfiles com o colégio e de andar pelas ruas, mas nada comparado com as dimensões dessa parada que aconteceu aqui, que contou até com participação do Presidente da República. Até comentamos que pode ser que em Brasília ou cidades maiores do Brasil, a coisa seja realmente mais imponente e não tenhamos como comparar.
 
Porém, acreditamos que nesse ano a coisa toda foi muito maior por conta da data bater justamente com o centenário da revolução. Claro que também temos que considerar que nosso ânimo nacionalista com o Brasil parece ter caído bastante, os políticos e os escândalos de corrupção ocupam 95% dos jornais. É incrível como aqui eles tem muito forte essa questão do patriotismo, inclusive lembro de ter visto em algum lugar antes de chegar aqui que eles costumam acreditar que "quem não irlandês, gostaria de ser". Preciso ressaltar que não quero dizer que isso é melhor ou pior, só queria olhar e compartilhar as duas realidades e enxergar as diferenças.
 
Essa frase pode ser boba, mas fiquei pensando nela por algum tempo e cheguei a conclusão de que ela pode justificar uma porção de gestos e comportamentos dos irlandeses. Inclusive, essa adoração por crianças e por famílias grandes (é impressionante como vemos muitas crianças por aqui e famílias com 3, 4 ou até 5 filhos!). Outro caso que me fez refletir sobre o patriotismo foi que na Sexta-feira Santa, fomos assistir um jogo de futebol amistoso entre Irlanda e Suíça. Notamos que muitas pessoas vieram de outros estados (condados, províncias, whatever) para assistir e que o estádio estava consideravelmente cheio e as pessoas muito animadas para um jogo relativamente simples e "sem valor" de competição. 
 
Pode ser que essas impressões sejam porque nunca morei numa cidade realmente grande e acaba que, mesmo que Dublin seja pequena comparada com outras cidades do Brasil, ela é a capital de um país. De qualquer maneira, fiquei impressionada com a quantidade de gente na rua (grupos, famílias com crianças, turistas, moradores) para assistir o desfile, para acompanhar o que estava acontecendo, para participar das comemorações e lembrar a história. 

E na cidade que vocês moram, como foi a Páscoa? Beijos!


Posts Relacionados

17 comentários

  1. Nossa, lembra mesmo o 7 de setembro daqui do Brasil, eu também desfilava na escola quando eu era criança.. Que interessante isso em Dublin Thay, não imaginava, achei que páscoa tinha mais ou menos "o mesmo clima" em todos os países, a questão do chocolate e da religião, é interessante observarmos outras culturas, ver como é essa tradição em outros países, muito bacana isso. Beijokas! http://blogdanatz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nah, eles também trocam chocolates e tem a questão da religião, pois a maioria é católica! Mas eu acho que essa troca de chocolates e ovos de páscoa não é tão "forte" como é no Brasil, sabe? Não sei, foi minha primeira páscoa aqui, mas pelo que pude perceber não é aquela loucura nos supermercados e lojas pra vender produtos de páscoa, é algo mais tranquilo. Deixei a pergunta me referindo mais as tradições e coisas que as pessoas fazem ou que tem para fazer na cidade, sabe? Mas que bom que tu tocou nesse ponto, pois acabei não mencionando no post. Beijos ❤

      Excluir
  2. Realmente o patriotismo não está em alta por aqui, Thayse.
    Essa crise financeira e os escândalos de corrupção estão criando um clima de instabilidade patriota.

    Tô amando conhecer a cultura da Irlanda. Cada vez mais apaixonada! *-*

    Beijos!

    Chiquereza

    ResponderExcluir
  3. Aqui os resquícios da "good Catholic family" ainda existem, e por isso as pessoas tem tantos filhos... afinal de contas, a antiga geração tem muitos irmãos e tentam manter um pouco o padrão, embora hoje ninguém tenha mais 6, 7, 8 filhos como antigamente.

    Eu queria ter ido nas comemorações do Rising (desde que cheguei aqui sabia que 2016 ia ser um ano importante e me perguntava se eu ainda estaria aqui pra ver), mas me deu taaanta preguiça, principalmente porque eu moro longe do centro. Vi pela TV mesmo e me dei por satisfeita. Fico feliz que você tá curtindo!

    ResponderExcluir
  4. Que bacana, Thay!
    O desfile me lembrou mesmo o 7 de setembro, apesar de eu nunca ir... sempre acompanho pela Tv.
    Espero que esteja aproveitando cada segundo e claro, compartilhe mais conosco :)
    Bjs!

    http://www.juliechagas.com

    ResponderExcluir
  5. Parece ter sido um dia fantástico, uma boa forma de conhecer um pouco mais a cultura de um país! Espero que essa aventura esteja a correr bem :D

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  6. Sonho em conhecer a Irlanda e tenho certeza de que gostaria de ser irlandesa.
    Ah, por aqui foi tudo tranquilo.

    Gosto desse amor à pátria, quando verdadeiro e orgulhoso!

    :*

    ResponderExcluir
  7. Que legal! Adorei as fotos, estava um dia lindo aí!!!! :)

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Uau isso ai deixou 7 de setembro no chinelo hahaha, as fotos ficaram lindas :o adorei conhecer como é o feriado para eles !!

    Beijão.

    Blog: www.seteprimaveras.com

    ResponderExcluir
  9. Que bacana essa celebração! É muito interessante poder acompanhar de perto os costumes de outro país!
    Ah aqui em São Paulo sempre tem esse tipo de coisa com muita gente mesmo, ainda mais agora nos tempos de protesto, mas fora dá para ver que as pessoas são muito mais organizadas!

    Thayse, te marquei numa tag no meu blog, quando puder vou adorar ler suas respostas!
    bjs!
    Patty.
    www.pattylye.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que postagem incrível! Cultural e reflexiva. Adorei saber disso!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
  11. Ter muito filho hoje em dia é tão diferente né? hahaha Achei super legar conhecer mais e ver as fotos dos desfiles, quando criança eu sempre ia em todos, meus pais são militares.
    Beijos!!!
    Blog Amanda Hillerman

    ResponderExcluir
  12. Que fotos lindas, conte-nos TUDO o que está vivendo, estou adorando *.*

    www.raposalaranja.com.br

    ResponderExcluir
  13. Que legal que tu falou da parada e da comemoração do centenário, Thay! Foi um momento muito importante pro país e imagino que pro povo irlandes ver tudo isso é muito emocionante e se sentir orgulhoso da história do país, por terem lutado e por hoje o país ser o que é. Queria ter visto a parada, deve ter sido tão bonita! *_* acho que eu ficaria emocionada tb.. hahaha

    beijo!

    ResponderExcluir
  14. Cara, que legal!
    Não sei, também não vejo todo esse patriotismo no brasil. No máximo alguns eventos especiais que juntam pessoas mas nada como essas paradas/desfiles e tudo mais.

    Até engraçado eles acharem que nosso 7 de setembro é parecido com isso.
    Talvez em brasilia... como vocês falaram.

    Tô adorando acompanhar tudo! *-*

    Beijos
    A Mente Transborda
    Curta no Facebook

    ResponderExcluir
  15. Deve ter sido bem legal chegar nessa época e ver como é legal o nacionalismo no país. Gostaria que aqui no Brasil o povo tivesse mais esse sentimento, não só em épocas de manifestação e tals.

    Beijos

    camilatuan.com

    ResponderExcluir
  16. Ai Dublin é tanto amor reunido num lugar só... Que saudades!
    Adorei as fotos mas não sabia que eles eram assim tão patriotas. Com certeza não ganham dos franceses (fiz intercâmbio lá) hahaha

    letheblanc.blogspot.com

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com