Bibliotecas Públicas em Dublin

Olá pessoal. Hoje vou falar um pouco sobre as Bibliotecas Públicas em Dublin. A Irlanda sempre foi referência em literatura, está enraizado na cultura do país. Os escritores irlandeses são renomados no mundo inteiro a famosos por obras clássicas como The Picture of Dorian Grey (Oscar Wilde), Drácula (Bram Stoker) e Gulliver's Travels (Jonathan Swift). Em 2010, a capital irlandesa foi considerada a 4ª cidade da literatura pela UNESCO e isso se deve, além da história do país, pela quantidade de bibliotecas públicas que estão espalhadas por Dublin.
 
Achei interessante levantar esse assunto aqui, porque mesmo que sua escola tenha um bom acervo de livros, as vezes não encontramos obras que gostaríamos de ler (como história em quadrinhos, livros mais antigos ou específicos). No mapa abaixo, dá pra perceber bem que você pode ter acesso a uma biblioteca perto da sua casa em qualquer ponto de Dublin. Por vários lugares que passamos, encontramos as libraries e eu estava curioso para conhecer e saber como elas funcionavam. Decidi passar na Cabra Library, porque fica próxima das minhas rotas do dia a dia. Lá, descobri que poderia fazer um cadastro e passar a utilizar a biblioteca.
 
Para ter acesso aos acervos, basta realizar um cadastro bem simples em qualquer uma das bibliotecas com um documento de identidade (passaporte, GNIB) e um comprovante de residência - você pode pegar emprestado até 10 livros por vez (se eu não me engano) com um prazo de três semanas para a entrega; o renovamento das obras pode ser feito online. Além de livros, também é possível encontrar: gibis, mangás, DVDs, áudio livros. Nas bibliotecas, você tem acesso grátis a internet e as mesas de estudo, que podem ser usadas livremente. Algumas bibliotecas contam com encontros para conversação em  diversos idiomas, como inglês, gaélico, francês, espanhol etc.
 
Dá para encontrar mais informações direto no site do Dublin City Council (horário de funcionamento, regulamento, coleções), e também saber dos eventos e exibições que estão acontecendo em algumas das bibliotecas no momento. Frequentar as bibliotecas aqui pode ser uma boa ideia para fazer algo diferente e acrescentar no aprendizado do inglês, sem gastar nada. O ambiente é muito interessante para conhecer novas pessoas, novos livros, estudar e passar um tempo. Até mais!

Posts Relacionados

15 comentários

  1. Nossa, tem várias bibliotecas *o* imagino o acervo fantástico que elas devem ter. Adorei o post! Beijos!

    Blog Carolina Dutra

    ResponderExcluir
  2. Gente eu vivia em bibliotecas públicas kkkkkkkk e que post interessante e inusitado, nunca vi ninguém falando sobre isso!
    Tá de parabéns cara!!!


    Beijão!

    Isa | http://isabellalessa.com

    ResponderExcluir
  3. Que delicia! Adoro passar horas nas bibliotecas publicas.. Aqui em SP também tem muitas de se admirar. Mas morro de vontade de visitar de outros países.

    Um beijo e boas leituras ♥

    ResponderExcluir
  4. Que bibliotecas maravilhosas.
    Tudo bem simples para poder usa-lá, ótima dica.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu iria ser a pessoa mais feliz do mundo morando em Dublin <3
    Beijos.

    Les Jours de Marcela

    ResponderExcluir
  6. Oi Filipe! Acho que o Brasil deveria ter esse tipo de cultura. Mas aqui o interesse maior é fazer com que as massas sejam mesmo alheios à sua realidade. Infelizmente.

    Eu amo ler. E, do jeito que descreveu, eles facilitam ao máximo para que as pessoas possam pegar os livros emprestados. Adorei.

    :*

    ResponderExcluir
  7. Esse lugar parece ser maravilhoso de viver, estou super acompanhando! Beijos
    www.achatadebatom.blgospot.com

    ResponderExcluir
  8. Quero esse lugar aqui em Brasília tbm ♥
    Amei demais saber disso! Marian Keyes é uma das minhas escritoras queridinhas <3 quanto é os livros dela aí?
    bjs http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  9. Muito legal isso! Moro no Rio de Janeiro e não temos nem o hábito e nem tantas bibliotecas por perto, infelizmente. :(

    www.ludices.com

    ResponderExcluir
  10. Muito legal isso! Moro no Rio de Janeiro e não temos nem o hábito e nem tantas bibliotecas por perto, infelizmente. :(

    www.ludices.com

    ResponderExcluir
  11. Que demais, parece ser muito bom esses lugares.
    Beijinhoos. ❤
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Filipe, eu sinto MUITA falta de uma biblioteca bacana no meu bairro. Eu usava muito quando estava na faculdade, mas depois acabou ficando longe demais... Tem tanta coisa que a gente quer ler, mas não quer necessariamente comprar, né? Achei incrível ter tantas opções por aí!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
  13. Mais uma coisa que é tratado com descaso no Brasil, aqui na minha região havia uma biblioteca pública, com livros bem detonados já. Que dá vontade de entrar e sair na mesma hora, é uma realidade bem triste.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  14. Que ótimo! O Brasil realmente precisa de mais bibliotecas, nas cidades grandes até que tem algumas, mas no interior é bem raro (falo por experiência própria).Achei bacana esse sistema de renovação online.

    Beijos!

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com