Como juntar dinheiro para um intercâmbio

Oi, gente! Tudo bem? Com todos os posts que fiz sobre intercâmbio, pude perceber que muitas pessoas tem o mesmo sentimento: querem MUITO fazer intercâmbio mas não sabem como juntar a grana pra realizar esse sonho. Sei que muitas vezes parece algo muito inacessível, impossível mesmo de fazer acontecer - mas juro, não é. Então, resolvi listar maneiras de economizar, que parecem bobas, mas que no final fazem uma diferença enorme no orçamento.
 
 Foto: Reprodução/Tumblr

1. Defina uma meta: se você decidiu que quer fazer um intercâmbio, uma viagem mais longa (estilo mochilão), ou mesmo conhecer algum lugar que sempre sonhou por um curto período, você precisa levar isso a sério. Escreva a sua meta, deixe ela num local visível, pense nela todos os dias, isso inclusive pode te ajudar nos dias que você estiver mais pra baixo, pois você tem um propósito e vai conseguir realizar um grande sonho. Pesquise sobre seu sonho, faça planilhas, planejamentos, veja quais são as maneiras mais econômicas e seguras de realizar uma viagem - leia relatos de quem já fez, assista vídeos informativos, leia fóruns.

2. Sacrifícios: essa palavra pode parecer um pouco forte, mas a verdade é que as pessoas, no geral, tem muitas dificuldades para guardar dinheiro - seja porque descobrem uma promoção na Zara, seja porque saem muito, seja porque gastam muito com alimentação... Existem infinitas possibilidades de trocar os hábitos. Você precisa parar e se organizar financeiramente, definir prioridades, estabelecer metas semanais de gastos para economizar mais, viver com o básico e substituir coisas/programações que exigem muita grana.


3. Tchau, cartão de crédito! Não ande com ele por aí, deixe-o em casa e só use em casos muito específicos e de extrema urgência. Fazer compras parceladas pode ir consumindo mais da metade da sua renda e quando você vê, não consegue guardar nada porque está pagando aquela comprinha em 12x. Guarde dinheiro para comprar as coisas à vista ou no débito, fique mais tempo pensando se deve ou não comprar algo e ao juntar dinheiro para determinado objeto, você passa a dar mais valor pra ele e ver se ele realmente vale todo o esforço.


4. Evite dívidas desnecessárias. Pague as contas em dia! Nunca pague a fatura mínima do cartão, pode acabar virando uma bola de neve - nem se permita pensar nessa possibilidade, finja que ela nem existe. E evite ao máximo usar o cheque especial da sua conta no banco, ficar negativo também tem altíssimos juros. Gaste apenas o que precisa e se você vive com outras pessoas, tente ajudá-las a se manterem mais conscientes em relação ao dinheiro - algumas vezes, viramos escravos dos nossos bens materiais/hábitos e passamos mais tempo trabalhando para pagar as coisas que acumulamos do que para nossas reais necessidades.

5. Gaste menos com alimentação. Alimentação consome uma grande parte da nossa renda, sem a gente nem perceber: além das compras de supermercado, acabamos gastando muito para comer fora - seja a saída para um jantar, seja aquele lanchinho da tarde... Quando a gente vê, empenhou fortunas! Você pode combinar um jantar na sua casa com os amigos ao invés de ir num restaurante - e valorizar mais as vezes que for num restaurante, sabe? Para não virar algo banal. Uma boa ideia é definir cardápios e se organizar para comprar exatamente o que vai precisar para aquele período. Outra dica é: tente levar seu almoço, ou mesmo preparar seus lanchinhos em casa - no começo você pode torcer o nariz, mas depois, vai sentir a diferença no bolso.

6. Organização. Mantenha sua casa organizada, de modo que você consiga enxergar tudo que tem na dispensa, no seu closet, na lavanderia. Para aproveitar os produtos, para viver melhor. Quando você enxerga todas as roupas que tem, sente menos necessidade de comprar peças novas - pode tentar ser mais criativo na hora de usar determinada roupa, sapato ou acessório. O mesmo acontece para os outros espaços: quantas vezes jogamos alimentos fora porque venceram ou porque compramos demais de algo que já tínhamos em casa e não lembramos? Ser econômico para atingir seus objetivos é um estilo de vida que pode te tornar uma pessoa melhor.

7. Dinheiro ao invés de presentes. Se você tem alguém na sua família que costuma te dar presentes sempre em datas especiais, como aniversário ou natal, converse com essa pessoa e diga que você tem um objetivo, que quer realizar um sonho e portanto, faz mais sentido agora receber os presentes em dinheiro do que em objetos. Com certeza essa pessoa vai se solidarizar e te ajudar. Se você não tem ninguém assim, pode fazer isso com você mesmo: ao invés de "se dar" um presente, junte um pouquinho mais de grana nas ocasiões especiais!

8. Tenha reservas. Alguns gastos acabam acontecendo sem que a gente possa imaginar, mesmo que a gente se organize. Por isso, é importante que você não "viva no limite". Por exemplo, você recebe X, gastou Y para pagar todas as dívidas mensais e já guardou Z na poupança para realizar o seu sonho. Se sobrou V, pense que você deve deixar uma reserva, então tenha V = A + B (sendo que A seria para você manter um nível seguro na sua conta e B seria uma reserva para caso algo inesperado aconteça). Não pense que porque o mês está acabando e você ainda tem algo na conta é motivo para sair gastando à toa. A educação financeira serve para você ter auto controle em todos os momentos, mesmo quando parece que está ~sobrando~.
   

9. Poupança é sagrada. Entenda suas reservas, cofrinhos, economias como algo sagrado. Nem pense em mexer lá para gastar com algo emergencial. Se você tem outros planos - como fazer uma tatuagem, comprar algo especial, renovar o seu quarto - junte dinheiro separadamente para cada objetivo. De pouco em pouco, mexendo na grana, você acaba arruinando todo o esforço - por isso pense nesse dinheiro como algo que você está conquistando e exige tempo para maturar, realmente pense nas economias como algo fora do seu alcance. Apenas contribua, todo mês sem falta, e se organize para viver sem aquele dinheiro, em hipótese alguma mexa na poupança!


10. Pense no futuro. Mesmo que você esteja se dedicando agora para o seu sonho de realizar uma grande viagem, de vez em quando é bom pensar no depois. O que eu quero dizer é: mantenha essa filosofia de controlar suas finanças mesmo quando estiver realizando seu sonho, não saia esbanjando! Pense no que você vai fazer depois e nas próximas coisas que você quer conquistar - mantenha o pé no chão e lembre-se de sempre deixar uma grana guardada - não pare de estabelecer metas e continue no ritmo para alcançá-las.

Espero que vocês tenham gostado das dicas e não desistam dos seus sonhos! Me conta aqui nos comentários se você tem alguma outra técnica para economizar.

Vale lembrar que já fiz posts aqui sobre assuntos relacionados:
- Falando sobre dinheiro: Como economizar? 
- Quanto custou e como me organizei para fazer intercâmbio na Irlanda
- Gastos mensais no intercâmbio em Dublin
- Como organizar uma viagem para Buenos Aires
- Como economizar dinheiro para viajar para a Disney (um sonho que ainda preciso realizar)

Beijos!

Posts Relacionados

39 comentários

  1. Essas dicas não são só pro intercambio, elas são pra vida. Ter uma vida financeira organizada é muito importante. Eu não sou mão de vaca, nunca fui, mas há uns anos atrás não era muito de guardar dinheiro. Resumindo: passei por um estress sem fim no trabalho, e não pude pedir demissão porque não tinha dinheiro guardado nem pra pagar o aluguel do mês seguinte. É uma merda de situação! Depois disso passei a ser muito mais cuidadosa, e pude realizar várias coisas. Agora que estou na Suíça, com o dinheiro que guardei posso fazer os cursos que eu quero, etc. Acho super importante se educar para aprender usar bem o dinheiro que nos esforçamos tanto pra ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Gabi, tens razão. É muito complicado ficar nessa situação, só que raramente a gente pensa nisso se não passar por uma experiência difícil... então é melhor prevenir e ter sempre reservas, e ter o hábito de guardar um trocado :) Obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  2. Primeiramente. AMEI os gifs kkkkkkkkkk agora é isso mesmo, amei as dicas lindona, pena não estar na minha lista fazer um intercambio agora :/

    Post maravilhosos!

    http://isabellalessa.com

    ResponderExcluir
  3. Morri de rir com esses gifs.. Ótimas dicas, acho que funciona tanto para quem quer fazer um intercâmbio, tanto para qualquer outra coisa. Comprar um carro, uma casa, abrir uma empresa, enfim né? Sacrifício e planejamento são os "pontos X".

    PS: SEGUINDO VOCÊ!
    papeldeouro2016.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Thay, já desisti do cartão de crédito faz tempo! Me libertei! Hahahhaha ótimas dicas, inclusive amei os gifs! <3
    Essas dicas servem pra vida, não só pra intercâmbio!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sté, tens razão! Olha, cancelei o meu cartão de crédito hoje mesmo, só dor de cabeça - porque se você não usa eles cobram uma anuidade absurda - então nem adianta ter pra usar de vez em quando. Prefiro adotar outros métodos, mesmo! Beijos

      Excluir
  5. Eu e meu namorado queremos ir para Itália, mas nosso problema é gastar com comida. A gente come muito :( hahahahha
    Amei o post, vou traçar minhas metas.
    Um beijo!

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. estou nessa missão. esse ano decidi me programar e fazer uma viagem, afinal de contas, mereço kkkkkkk. seu blog ficou lindo, fazia muuuuuito tempo que não vinha aqui.
    xero

    Desconstruindo blog

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas, adorei!!
    Também quero viajar mas, não escolhi o destino. Afinal, gostaria de ir em vários lugares. xD

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muito bom esse post Thayse!!
    Eu não farei intercâmbio mais em minha vida. Mas vale a pena para quem pretende fazer. Você trouxe informações importantes.

    :**

    ResponderExcluir
  10. No momento estou pagando o meu apartamento e não consigo guardar dinheiro para fazer intercâmbio, mas eu adoraria!
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, mas você tá cumprindo uma super meta de vida, são escolhas, né? Parabéns pelo empenho :)

      Excluir
  11. Ótimas dicas Thayse!!
    Eu me acho organizada nessa coisa de guardar dinheiro, mas estou sempre tentando melhorar e economizar onde posso para gastar com sonhos maiores :)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Muito boa as dicas!!
    Acho que fazendo isso tudo garante um bom intercâmbio e pode até rolar mais coisas como uma viagem extra ou comer em algum lugar diferente.
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  13. Acho que organização é tudo nessa vida
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Que post mais legal! Estou juntando dinheiro pra viajar este ano (não necessariamente intercâmbio) e tenho visto na pele como é isso. Levo marmita para o trabalho, pego livros pra ler na biblioteca, deixo de sair algumas vezes.. tentando me controlar ao máximo, sabe?

    Quando estou desanimada por não ter comprado algo que eu queria muito (quem nunca?) eu passo horas pesquisando mais sobre os lugares que vou e fico muito empolgada e já volto a ser a doida das economias.

    No fim, todo dinheiro investido em viagem é algo maravilhoso, né?

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que depoimento legal. Realmente, ficar pesquisando mais sobre seus sonho e fazer planos ajuda a superar as dificuldades. Desejo muito sucesso pra você e espero que você realize seu sonho o quanto antes! Beijos

      Excluir
  15. Poupar um pouquinho para realizar um sonho desses vale muito a pena né, afinal, é uma experiência que nos ensina demais e levamos para a vida toda. Acredita que eu nunca tive esse sonho ?!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  16. o problema é juntar dinheiro e ter tempo pra fazer, pq pra ter $ estamos trabalhando, e sem tempo, e se temos tempo nao ha $ hehe

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  17. Dicas preciosas, Thayse! E totalmente possíveis de executar, o importante é ter foco e dedicação :)

    ResponderExcluir
  18. Amei todas as dicas Thay, muito úteis. No meu primeiro emprego eu consegui juntar uma graninha boa, sou super mão de vaca então consigo me controlar até demais.. Não tiro dinheiro da minha poupança por nada, como agora estou sem trabalho então tiro só os juros que rola na poupança pra fazer algumas coisinhas. :)
    Meu objetivo inicial com a poupança era viajar mas agora já mudou pra casar, vamos ver né. haha
    http://www.corujasemasas.com.br/
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Achei bem legal essa temática do post, tenho vontade de fazer intercambio, mas caso não consiga, ficarei feliz de conhecer outros países.
    Adorei as dicas, elas são pra qualquer coisa que desejamos fazer.
    beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. É bem difícil juntar um dindim mas se tem planos isso é preciso.
    Gostei do post.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo uma questão de hábito! Mas até se não temos planos é preciso, o problema é que fica muito mais difícil assim hehe :) Obrigada! Beijos

      Excluir
  21. Me senti tão bem lendo esse post <3 Estou juntando dinheiro para fazer um intercâmbio e estou fazendo exatamente todas as coisas que você disse no post! Dá uma dorzinha no coração ter que poupar bastante, ignorar promoções, evitar de comer no shopping, colocar o dinheiro que sobra na poupança... Mas sei que vou conseguir e quem sabe próximo ano eu já não consiga??? Beijos!!

    http://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UHUUUUL ❤ Que demais! Com certeza, Carla. Foco, força e fé. Logo você vai estar maravilhosamente realizando seu sonho. Muito sucesso pra ti! Beijos

      Excluir
  22. Quantas dicas maravilhosas, simplesmente amei o post e super me ajudou!!
    Beijinhoos. ❤
    Amor de Lua Azul
    Instagram - Google + - Twitter

    ResponderExcluir
  23. Adorei todas as dicas. Esse ano eu comecei colocar mt coisa em prática, quero fazer intercâmbio ano que vem. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Mayara! Que demais saber que você tá focada pra realizar algo assim na sua vida. Sucesso pra você! Beijo

      Excluir
  24. Maravilhosas demais essas dicas Thayse! Organização financeira pode fazer parte do nosso dia a dia, é só a gente se empenhar ~ e seguir essas suas recomendações! Post necessário nesse começo de ano!

    Um beijo! Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  25. Otimas dicas! E bem isso mesmo, controle, foco e economia! Eu esperei 2 anos e meio para poder estudar na escola nos EUA onde era meu sonho. Foi muito fofo e joelho de chao, ou seja, oracao. Porque quando deu certo foi providencia divina! E ai acabei casando com um colega de sala, e hoje moro nos EUA! :)

    www.deboradahl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Debroa, que bacana a sua história. Fico muito feliz em saber que apesar de todo esforço e dedicação, valeu muito a pena e você viveu momentos incríveis (e a ainda vive, fruto do seu esforço). Parabéns pela história e obrigada por compartilhar com a gente aqui. Beijão ❤

      Excluir
  26. Tudo que eu precisava, e isso não se aplica apenas para intercâmbio. Adorei e vou aplicar em outras areas da minha vida.

    Beijos
    http://blogvalleriacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza, dá pra aplicar em muitas áreas da vida - e devemos ter controle financeiro SEMPRE! Só quis focar mais no intercâmbio porque muita gente me fala que gostaria de fazer mas não vê como é possível realizar, porque parece mesmo muito caro e arriscado, então queria quebrar esse mito. Beijo!

      Excluir
  27. Ótimas dicas, Thay! Seja pra fazer intercambio, uma viagem curta ou longa.. e até pra vida mesmo! Acho que quando a gente ve nossa situação financeira mais organizada parece que tudo fica mais leve, a gente sabe melhor como controlar gastos e ver melhor o que é necessario ou não gastar. Uma das coisas simples e que muita gente esquece é realmente ter foco.. e mudar certos habitos simples que no fim vão fazer uma enorme diferença, né? E espero que você sempre consiga se organizar e juntar os dinheirinhus tudo pra fazer mais e mais viagens!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Olá lindona, acho que suas dicas são fundamentais para que consigamos fazer um intercambio ou alguma outra viagem.
    Temos sempre que poupar e ter algum sacrifício ou reduzir gastos para conseguir obter algo.
    Gostei demais do post.
    beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  29. Essa lição é pra vida Thay.
    Devemos sempre lembrar de guardar algum principalmente eu que não posso ver uma loja socorro.
    To ainda pensando como não gastar muito naquela loja que indiquei no blog haha.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  30. amei o post ♥ pra mim, algo muito importante pra conseguir juntar dinheiro foi justamente definir minha meta: fiz uma planilha indicando quanto eu queria juntar no mês x as coisas que eu precisava pagar. e largar o cartão de crédito, sempre pagando a vista. me ajudou demais ♥ inclusive, preciso voltar a fazer isso! pq foram dois anos assim, mas hoje em dia eu tô meio relaxada e gastona, haha

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com