Montmartre: meu lugar favorito em Paris

Oi, gente! Tudo bem? Se vocês me acompanham há alguns posts, devem saber que recentemente fiz um intercâmbio para Dublin, e de lá, pude viajar para Paris, um lugar que mora no imaginário da maioria das pessoas. Vou contar mais para vocês sobre o meu lugar favorito por lá, uma região chamada Montmartre
Montmartre é um bairro que fica numa colina e possui várias escadarias. Muita gente já ouviu falar dessa região por conta das gravações do filme Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain - e confesso que eu também só sabia dele por causa disso. Inclusive, passei pela região para ver o famoso Cafe des Deux Moulins, mas estava impossível: cheio de turistas e o lugar é muito mais bacana no filme do que pessoalmente. O bairro em geral é muito mais interessante do que esse ponto, ele tem uma carinha de boêmio e foi ganhando meu coração em cada esquina que passávamos!
 

Historicamente, o lugar tem um valor inestimável: no tempo dos gauleses, era um ponto de culto. Seu nome provém dos inúmeros mártires cristãos que foram torturados e mortos no local por volta do ano 250. Em 1133, passou para a jurisdição de monges que ali passaram a cultivar uvas para produção de vinho. Graças à sua posição estratégica, o monte foi centro de comandos militares. Em 1860, o bairro transformou-se num ponto de encontro importante de artistas e intelectuais, famoso pela sua animada vida noturna (modelos, bailarinas e pintores como Cézanne, Monet, Van Gogh e Renoir frequentavam bastante o lugar).
 


Falando nisso, vale lembrar que é lá que está o famoso Moulin Rouge (ele fica localizado numa rua que tem muitas lojas de produtos eróticos, cinemas especializados em pornografia e coisas do gênero, é uma loucura). No Square Rictus, você pode ver o Muro do Eu Te Amo, criado em 2000, que possui a frase de amor escrita em 250 idiomas! Uma graça. Se quiser comer um macaron tradicional e delicioso, vale dar uma passadinha na Biscuiterie de Montmartre, o preço é ok e eles tem várias opções bacanas pra presentear ou levar de lembrança, também.
Caminhando pelas ruas e escadarias, é possível ver várias intervenções artísticas e uma atmosfera super cool, misturada com esse clima tradicional parisiense. No ponto mais alto da colina, está a Basílica do Sagrado Coração, que tem uma vista incrível da cidade (mesmo se você optar por não subir pra ver do topo da igreja, do pátio dela já dá pra ter uma visão de tirar o fôlego!). E logo ali perto tem a Place du Tertre, uma região cheia de restaurantes e cafés, com uma pracinha no centro, onde artistas expões seus trabalhos. Aliás, os vários cafés são uma atração à parte: coloridinhos, charmosos, com carinha vintage... Tem pra todos os gostos e dão um clima muito gostoso pro lugar.


Ouso dizer que nenhuma região de Paris é tão Paris, quanto Montmartre! Pelo menos essa Paris que mora na nossa imaginação, com ares boêmios e artísticos, gastronomia e contrastes, sabe? Porque no geral, Paris é um grande centro e as outras partes acabam não sendo tão diferentes ou bonitas quanto lá! Espero que tenham gostado do post e me contem se já conheceram essa região ou se tem vontade de conhecer. Beijos!

Veja mais: Diário de Viagem Paris - Dia 01 / Dias 2 e 3 / Dias 4 e 5 / Hostel em Paris

Posts Relacionados

23 comentários

  1. Aaah fazer intercâmbio e viajar assim é o meu sonho! Que lugar lindo, estou encantada com as fotos!

    Beijos. ❤ www.millettendresse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Que invejinha boa, sou doida para conhecer Paris, na verdade sou doida para conhecer vários lugares... Adorei esse lugar que mostrou... Fiquei com vontade conhecer.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a parte das escadarias! Eu teria feito muitos looks ali ;}

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu também adorei Montmartre, achei tao fofo, tão lindo! Pena que não peguei um dia bonito, estava meio chuviscando... Essas suas fotos estão de babar. Esse céu azul atrás da Igreja foi algo que não vi, haha. linda demais!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que lugar lindo, eu amo Paris, morro de vontade de conhecer <3 Esse lugar ai é maravilhoso, só pelas fotos já me apaixonei !

    http://www.semfrescuraalice.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Achei o layout do blog lindo!
    Eu conhecia a região por um vídeo que eu assisti da Bruna Vieira, mas eu não sabia que ela carregava um pouco do clima verdadeiro de Paris. Parece ser lindo e bem charmoso, dá muita vontade de conhecer, sim! Gostei bastante das fotos tbm.
    Ana (http://elasdisseram.com)

    ResponderExcluir
  7. Bem aconchegante esta região, :)

    Paris deve ser lindo!

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro o filme da Amélie Poulain <3
    Que lugar incrível esse!!! Sério, que sonho!
    Adoro acompanhar seus posts sobre viagens e tals :)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. É tudo com uma pegada bem cool adorei saber mais sobre o seu lugar favorito em Paris.
    É bem bonito lá Thay imagino que você ficou admirando tudo.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  10. Se um dia eu realizar o sonho de conhecer Paris, já sei onde ir!
    Que luxo ter um lugar favorito nessa cidade linda hein hahaha


    Beeijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sonho conhecer Paris, tem tanta inspiração e história nesta cidade, impossível não se encantar.
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  12. Mano, que lugar perfeito, meu sonho de princesa com certeza *-*

    Talo de Maçã

    ResponderExcluir
  13. que lugar mais charmosinho e que vista maravilhosa ♥ também tenho vontade de conhecer esse pedacinho de parís por conta do filme da amelie, haha.

    ResponderExcluir
  14. realmente nao da pra ir pra Paris e nao conhecer esse bairro tao lindo, boemio e cheio de historia!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  15. Temos muita vontade de conhecer Paris, vamos anotar a dica para conhecer esse bairro ele é encantador e super fotogênico, esperamos em breve conseguir realizar esse sonho.


    Beijos



    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Thayse, Montmartre é mesmo uma gracinha. Eu fujo desses lugares turísticos demais (como o Deux Moulins ou o Moulin Rouge), tem TANTA coisa mais interessante pra ver, né? Montmartre ~ e Paris de maneira geral ~ te conquista mesmo pelas pequenas belezas do dia a dia. Lindas suas fotos!

    Um beijo! Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  17. Que amor, Paris deve ser encantador. Morro de vontade de viajar para lá! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  18. Mesmo com tantos turistas eu iria querer conhecer essa area por motivos de: Amelie hahaha <3
    Adorei ver mais dessa área pelos teus olhos, Thay.. Paris não é um destino que me atrai muito, mas se um dia eu for, com certeza vou querer conhecer Montmartre. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  19. Ai, meu sonho é conhecer esse bairro! Eu não vi o filme da Amelie então, pra mim, lembro de ter me apaixonado pelo lugar assistindo programas da Didi Wagner e Anthony Bourdain. Amei as dicas e as fotos.

    Beijos
    http://belsantanna.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá, meu sonho poder viajar assim e conhecer lugares novos, principalmente Europa. Estou encantada com as fotos!

    bjus

    Ari ♥
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir
  21. Desde Amélie fiquei morrendo de vontade de conhecer, não sabia dele antes do filme. Parece lindo demais ♥

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com