app

7 coisas que odeio no Instagram

Oi, gente! Tudo bem? O Instagram costumava ser meu aplicativo favorito (meu perfil por lá é @brilhodealuguel) - eu amo o design dele e a ideia de valorizar as imagens. Mas faz um bom tempo que ele vem ladeira abaixo. Pra ser sincera, desde que o Facebook comprou o app, as coisas desandaram - tudo bem que eles fizeram algumas melhorias (como a possibilidade de postar fotos em outros tamanhos, o acréscimo do stories e mais recursos para os usuários, como o arquivamento de fotos), mas nada que compense o desastre em que o Instagram se tornou e vou listar aqui os sete piores pontos, na minha opinião.


1. Linha do tempo zoada

Isso é uma das coisas que mais me incomoda, porque eles transformaram o Instagram no Facebook: a linha do tempo antes era em ordem cronológica e agora é numa ordem que ninguém entende e algumas pessoas que seguimos nem aparecem mais no nosso feed - como era lindo quando conseguíamos ver todas as publicações e curtir em ordem. 

2. Pouca visibilidade

Além de bagunçarem o feed, eles dão mais visibilidade pra quem patrocina os posts, ou seja, você tem que pagar para aparecer, o que antes era free. Lembro que meu perfil teve um crescimento ótimo até começarem essas mudanças e estagnei completamente no número de seguidores - além de receber poucos e perder logo em seguida (o que acontece direto).

3. Lentidão e app fora do ar

Não tenho lembranças de isso acontecer antes, mas agora é bem comum e toda semana parece que o Instagram trava e fica fora do ar por um tempo. Provavelmente deve ser a quantidade de pessoas usando ao mesmo tempo e sobrecarga de servidores, mas poxa, eles tem que estar preparados, porque com essa quantidade toda de anúncios, eles tão ganhando pra isso.

4. Anúncios

Falando nos anúncios, a coisa tomou proporções gigantescas. Além de surgirem muitos na timeline, eles aparecem repetidos e também no meio dos stories, o que deixa sempre a gente muito confuso e demoramos um tempo pra entender que aquilo é publicidade, sabe? As coisas não ficam bem separadas e isso me irrita demais.

5. Síndrome do feed organizado

Acho super bonito um perfil organizado e com detalhes em sincronia, mas sério, é tão legal quando é feito de maneira sutil e orgânica, quando parece mais real e espontâneo. Eu me incomodo um pouco com assepsia em excesso e essa neura de ter que manter tudo perfeito - acho que isso foge um pouco da ideia do Instagram. Claro que funciona para algumas situações específicas, mas fica chato - se a gente entra nessa, fica numa loucura sem fim (e aí tem apps dizendo como devemos organizar o feed, vídeos no YouTube ensinando a ter o feed perfeito)...

6. Sincronização com o Facebook

Talvez seja a coisa que menos me incomode, mas ainda assim vale listar: acho chato que o Instagram fique sugerindo amigos do Facebook ou avisando quando alguém entra logado com tal perfil no Instagram. Eu entendo que Facebook seja mais "família" mas não quero me sentir obrigada a seguir ninguém porque sou amiga no Facebook, sabe? Por isso que eu gosto do Twitter, acho que cada rede tem que ser independente e não devemos sentir a obrigação dos círculos.

7. Stories: versão fraca do Snapchat

Eu não posto muito no Snapchat, mas entro sempre pra ver os novos filtros porque acho muito divertido! E eles são criativos, tem vários adesivinhos legais e aquelas marcações bonitinhas das cidades - enfim, tudo tão bem pensado, que a gente chega a baixar pra postar no stories. Claro que tem mais gente e mais coisa acontecendo no Instagram, só que a gente chega lá e os filtros são só decepção e uma cópia meio mal feita, sabe? Meio broxante.

Foto: NeONBRAND

Uma coisa que não listei porque não é um problema do app mas da rede em si é a questão dos perfis com seguidores comprados o que acho super nada a ver mas as empresas parecem não perceber e adoram patrocinar essas pessoas ou considera-las como influenciadores digitais - e sempre fica na cara que é tudo gente fantasma (e muiiitos perfis dão aquela guinada, do nada, agindo como se fosse super natural). Minha relação de amor e ódio com o Instagram tem me feito desinstalar o aplicativo de tempos em tempos e querer arquivar todas as minhas fotos. Vocês também se incomodam com essas coisas por lá? Me contem aqui nos comentários. Beijos!

Posts Relacionados

10 comentários

  1. Cara, concordo demais com você. O lance da bagunça na timeline também me incomoda, mas a publicidade é o pior. Às vezes eu demoro pra entender que um vídeo no meio do stories é na verdade, publicidade. Agora, esse negócio de feed perfeito, cara, isso tá tomando proporções bizarras. Gente, não importa, é uma coisa tão mínima! Se a foto é legal, se transmite o que você quer que transmita, manda bala, poste! Adorei o seu post, Thayse!

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não fiquei com tanto odio pra desinstalar, mas detesto o feed fora de ordem cronológica, era tão mais legal quando tudo era conforme o tempo que foi postado. Também não gosto da questão de darem visão somente pra quem paga o aplicativo. Além disso, o instagram é super inconveniente com as notificações para quando alguém começa um vídeo ao vivo, se eu sigo alguém e ela começa um ao vivo lá vai o instagram me encher o saco e tem gente que fica começando vários ao vivos, acho que é pra ganhar seguidor e visibilidade, um saco.
    Eu desisti do feed organizado quando eu percebi que meu feed não mostrava nada da minha vida e não passava de uma máscara, uma vida roteirizada com hora certa pra acontecer.
    Adorei o post

    Carol Justo | Pink is not Rose

    ResponderExcluir
  3. O Instagram ainda é meu favorito em questão de rede social, mas realmente tem muitas coisas nele que me irrita também. Acho que o pior é a lentidão, não importa o quão boa seja sua internet, o stories é um parto para ver.
    Aliás, eu curto o stories apesar de tudo, acho legal poder concentrar tudo num lugar só (fotos + stories).
    Mas em questão de seguidores, eu estagnei total também e sim, as propagandas esgotam a paciência mesmo.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Essa questão do feed organizado me incomada muito também..

    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Thayse, adorei seu post e concordo com cada palavra sua.
    O Instagram está ficando tão ruim quanto Facebook. Você só aparece se pagar. Acho o fim da picada!
    Gosto do app, mas essas mudanças estão cada vez piores. Por isso que só utilizo como extensão do blog. =\

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. essa sindrome do feed organizado tbm detesto! fora o tanto de propaganda... uma pena mesmo...

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Você está certa todos pontos!! Mais o que mais me incomoda é o 1... linha do tempo zoada!! Aff da uma raiva!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro instagram também, mas algumas coisas me irritam bastante também!
    O feed todo zuado e sem ninguém entender nada sobre a ordem de postagem me incomoda. Mas o que eu mais odeio é essa coisa de feed organizado, sei lá fica tudo tão 'artificial'. O legal do instagram é postar as coisas legais que a gente faz e não ter que ficar preso em postar porque a foto não combina com o restante.
    Isso de sugerir amigos do facebook também é desnecessário...
    Twitter sempre será a melhor rede social hehe :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, ta bem decepcionada mesmo né? Mas esse negócio do feed bagunçado acontece no perfil da loja, as vezes aparece postagem de uma semana atrás, isso me dá uma raiva, uix!

    O stories eu acho divertido, apesar de concordar que os filtros são bem sem graça mesmo e ficam muito tempo sem atualizações. Eu uso mais pq o Snap travava muito meu celular, então tive que abandonar, mas quando tiver de cel novo, com certeza voltarei a usar ;)

    ResponderExcluir
  10. Verdade demais. Eu uso o instagram hoje mais como diário e diversão, porque comercialmente não dá mais. :/ A visibilidade é ridícula. O stories travando também me dá nos nervos, haha.

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com