Quem quer cursar moda?

Não sei se já contei por aqui, mas entrei na faculdade de Design de Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina em 2009. Mas, como também resolvi cursar Jornalismo, as coisas começaram a se enrolar pra mim: desde 2009 eu vivo nessa loucura de duas faculdades, embora a Moda esteja atualmente trancada.
Acho que é legal eu dividir um pouquinho essa experiência com vocês, além de indicar outras universidades que oferecem cursos relacionados à moda em SC.

Posso falar com mais propriedade sobre o curso da UDESC, que é o que eu faço (ou costumava fazer). São apenas 45 vagas, sem entrada no meio do ano, ou seja todo primeiro semestre é ímpar e segundo semestre par, o que complica nossa vida de afásica. Mas, eu acho o curso muito organizado, os professores são, no geral, muito dedicados e comprometidos. O melhor é que além de termos muita prática, temos também uma série extensa de disciplinas teóricas (adoro). Vamos aos dados gerais:

Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Campus Florianópolis
Graduação em Design de Moda
Duração: 8 semestres
http://www.ceart.udesc.br/moda/ - dá pra dar uma olhadinha no currículo do curso por esse link.

O Curso
Implantado em 1996, o curso Moda capacita os estudantes para a leitura da realidade tecnológica e social da cadeia produtiva têxtil e de confecção do vestuário. Explorando teorias e conceitos diferenciados, o curso se distingue pela experimentação de materiais e tendências de moda com técnicas inovadoras. O profissional de moda pode trabalhar na área têxtil, de confecção, desenvolvimento, indústria ou prestação de serviços.


Instituto Federal de Santa Catarina
Campus Jaraguá do Sul
Curso Técnico em Produção e Design de Moda
Duração: 4 semestres
www.jaragua.ifsc.edu.br

O Curso
O Curso Técnico em Produção e Design de Moda prepara profissionais para atuarem na indústria da Moda,  com embasamento científico, cultural e instrumental – pesquisa, criatividade, projeção e modelagem, voltando-se para o desenvolvimento de suas habilidades e do gerenciamento dos produtos desde sua concepção até o lançamento junto ao mercado consumidor com a produção de eventos.


Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
Campus Grande Florianópolis
Campus Tubarão
Tecnologia em Design de Moda
Duração: 5 semestres
http://www.unisul.br

O Curso
O projeto do Curso Superior de Tecnologia em Moda da Unisul objetiva formar profissionais que consigam trabalhar não somente na etapa de criação de moda, mas também na pesquisa, no desenvolvimento e na comunicação do produto, possuindo o diferencial de colocar o aluno em contato com a prática de sua profissão desde o início dos cinco semestres que compõem o curso.


Centro Universitário de Jaraguá do Sul - SC
Campus Jaraguá do Sul
Graduação em Moda
Duração: 8 semestres
http://www.catolicasc.org.br/graduacao/moda/index.php

O Curso
O curso de moda da Católica de Santa Catarina tem como foco o desenvolvimento de coleção analisando tendências e temáticas. Prepara os acadêmicos para conceituar e desenvolver projetos, a partir da combinação adequada de diversos componentes materiais e imateriais, processos de fabricação, aspectos econômicos, psicológicos e sociológicos do produto.

Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
Campus Blumenau
Graduação em Moda
Duração: 8 semestres
www.furb.br/moda

O Curso
O profissional formado pela FURB pode atuar em diferentes segmentos da moda, como: desenvolvimento de produtos do vestuário, de cama, mesa e banho, bem como, em consultoria e assessoria com foco em desenvolvimento de coleções, editoriais de moda, fotografia, vídeos e produção de moda. A matriz curricular compreende disciplinas artísticas, de tecnologia e de gestão, capacitando o estudante para atuar e desenvolver diferentes atividades profissionais do segmento da moda.

Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Campus Balneário Camboriú
Graduação em Design de Moda
Duração: 8 semestres
http://www.univali.br/modules/system/stdreq.aspx?P=126&VID=default&SID=772253082892742&S=1&A=close&C=27121

O Curso
O Curso segue quatro linhas básicas: a promoção do equilíbrio estético-funcional entre beleza e praticidade;  a realização de interfaces entre Estética, Psicologia, Economia, Sociologia e Ergonomia; a criação de objetos; a viabilização técnica das etapas do processo criativo. O Curso de Design de Moda enfatiza a gestão da moda e as atividades acadêmicas se direcionam para o processo de gerenciamento de toda a cadeia produtiva da moda, da criação à venda e ao descarte, passando pelo processo produtivo e gerencial.

* Fiz um post parecido com esse para o Portal Its, mas resolvi aprimorá-lo e publicá-lo aqui também, para vocês!
Espero que tenham gostado do post! Beijos.

Posts Relacionados

14 comentários

  1. Gostei do detalhamento do curso, vou mostrar para uma amiga que está pensando em cursar moda.. Muito legal!
    Beijocas, Gabi.

    ResponderExcluir
  2. Oi Amore, adorei o post. Vou começar a fazer o curso de consultoria em moda. Acho que vai ser maravilhoso. Super beijo.

    http://www.basicaechic.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, eu nao conhecia o currículo do curso de moda!
    Bjus
    Rafaelando

    ResponderExcluir
  4. Amei o seu post! E muito legal conhecer o seu blog, moro em Blumenau (bem pertinho!) :) Ainda to nesse dilema de Jornalismo x Moda. Resolvi dar uma parada quando sai da escola e hoje em dia trabalho como repórter e tenho um blog de moda - ainda tento juntar os dois hahaha Mas muito bacana conhecer mais sobre o curso!! Penso mesmo em fazer ;)
    Beijinhos <3
    http://danischwanke.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Acho lindo quem faz moda, já passou pela minha cabeça fazer, mas desenho pessimamente, já arrisquei umas roupinhas feias quando era mais nova, mas realmente minha praia é escrever!
    Beijinhos

    www.hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sempre achei interessante, mas não sei se tenho talento pra moda. Já pra jornalismo, meus amigos tão falando pra eu fazer. Eles tem lido meu blog e dizendo que escrevo super bem... Bem, vamos ver como vou ficar. hahahaha

    http://romariomarquess.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. não sabia que vc estava com a facu de moda trancada.rs quando era mais nova queria fazer moda :D não sei pq acabei escolhendo história... mas enfim rss :D
    legal colocar as faculdades para que o povo possa saber que unis disponibilizam o curso :D

    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Thayse,
    Eu sou formada em Direito e em Comunicação Visual, mas estou pensando em voltar para a facul e sonho em fazer Moda. O problema é tempo, pois ainda trabalho.
    Beijos 1000 e uma 6ª-feira maravilhosa para vc.

    SORTEIO “Chá do Chapeleiro Maluco”
    http://www.gosto-disto.com/2012/04/sorteio-cha-do-chapeleiro-maluco.html

    ResponderExcluir
  9. amei saber mais sobre o curso de moda, eu quero fazer jornalismo, mas se não der certo vou fazer nutrição :)
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu estava pesquisando sobre jornalismo de moda... acho que tem na Estácio, né? Adorei o post, super completo!

    Está rolando no blog sorteio um kit LUXO, não deixe de participar.
    Beeeijo!

    www.blogmundoparalelo.com

    ResponderExcluir
  11. Que legal, me interesso muito por moda, mais primeiro quero fazer jornalismo!


    Visite: www.spraydebeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu tinha uma ideia distorcida do curso de Moda, mas passei a conhecê-lo melhor e hoje respeito muito o curso. Parabéns. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente tem ideias distorcidas sobre o Curso de Moda, ainda existe muito preconceito. Mas acho legal sempre esclarecer para os outros assim como me informar. Beijos!

      Excluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com