Um dia em Delft, na Holanda

Num final de semana de verão, visitamos Delft, uma cidade fundada no século XIII, localizada na província da Holanda do Sul. Pegamos o trem num sábado e chegamos na estação da cidade no final da manhã. Fomos em direção ao centro para conhecer os principais pontos da cidade!

As famosas Nieuwe Kerke e Oude Kerke são igrejas muito antigas e hoje, pontos históricos importantes da cidade.



 

Na quadra mais famosa da cidade, além da Nieuwe Kerk, podemos ver também o Old City Hal, além de bares, restaurantes e lojinhas de souvenirs.



Ali perto também encontramos a Maria van Jessekerk, uma igreja católica neogótica onde encontram-se sepultados alguns membros da família real holandesa.


Pela mesma área, podemos ver também a instalação super fotogênica "Het Blauwe Hart", criada por Marcel Smink.

 


O Portão Oriental (Oostpoort) em Delft é um exemplo da arquitetura gótica do norte da Europa. Este é o único portão remanescente em Delft, os outros foram demolidos no século XIX.

 



Encontramos também na cidade o Moinho de Roos, o último moinho de vento remanescente dali. Ainda serve como moinho de farinha e gira regularmente. Fica aberto para visitação aos sábados, mas tem que agendar antes!

 

Delft também é muito famosa pelas suas cerâmicas tradicionais (se quiser ver mais sobre o tema, vale visitar o Royal Delft) e influenciou toda a produção de cerâmica europeia. A porcelana Delft Blue é 100% pintada à mão e sempre acompanha um certificado com o número da peça.

 

A cidade abriga uma das mais renomadas universidades técnicas da Europa, a TU Delft - nós passamos pela biblioteca de lá!

 


🥙 Indicação de um lugar bacana pra comer por lá, com opções veganas: Hummus Restaurant. Pedi um kapsalon vegano que estava uma delícia -  esse prato foi criado em Rotterdam, que fica pertinho de Delft. Nessa versão, possui uma camada de batatas fritas & carne vegetal estilo döner, cobertas com queijo vegetal derretido. Por cima, vai salada a gosto. Nessa versão tinha até flores comestíveis! O termo kapsalon é holandês para "salão de beleza/cabeleireiro", e faz referência a um dos inventores do prato que trabalhava como cabeleireiro. O prato é um produto do multiculturalismo holandês, combinando diversos elementos. 🇳🇱


Uma outra curiosidade sobre Delft é que o pintor holandês Johannes Vermer nasceu na cidade e sua obra mais famosa é o quadro “Mulher com o brinco de pérola” (que inclusive virou filme) e com certeza você já ouviu falar! O que acharam de Delft? Ficaram com vontade de conhecer?



Posts Relacionados

2 comentários

  1. Como Holanda é lindo <3 e o mais interessante, como no seu post diz lá vende comidas com opções muito difícil em encontrar em lugares turísticos.

    www.estilopropriobysir.com

    ResponderExcluir
  2. Thayse,

    Fiquei encantada com os lugares visitados e com todas as fotos tiradas.
    O prato que você tirou foto estava uma lindeza, e espero que tão saboroso quanto bonito. huahuahuahuahua
    *O*
    Encantada com o lugar que mostrou.

    KAROLINI BARBARA (BLOG)
    @karolinibarbara_

    ResponderExcluir


Obrigada por visitar o Brilho de Aluguel!

Os comentários estão sendo moderados, mas responderemos assim que possível.

Dúvidas, sugestões ou reclamações? Envie um e-mail para blogbrilhodealuguel@gmail.com